sábado, 3 de julho de 2010

Auriculoterapia complemento a uma consulta de REFLEXOLOGIA !


A analogia do feto se fundamenta na inervação do pavilhão auricular, pois este apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo, órgão víscera, pavilhão auricular.






Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que possui valor como método diagnóstico e auxiliar nos tratamentos sintomáticos, potencializando muitos efeitos. A medicina chinesa procura ver o indivíduo como um todo e as disfunções observadas pelos estímulos em pontos reflexos na orelha ou no pavilhão auricular fornecem analgesia, harmonia de órgãos e vísceras (funções Zang Fu) e um tratamento em níveis físicos e mentais.


A orelha externa é um dos microssistemas do corpo humano, existem outras como por exemplo, as plantas dos pés (Reflexologia), as palmas das mãos, o crânio e também as regiões laterais da coluna vertebral.
Os pontos auriculares integram um circuito formando uma teia de ligações dentro do córtex cerebral e esse estímulo acelera uma série de reflexos que provocam reações terapêuticas imediatas, temporárias ou definitivas.



No conceito do Neiching na Escola Chinesa, dos 12 meridianos de acupuntura sistêmica, seis tem relação direta com a orelha: Triplo Aquecedor (TA), Intestino Delgado (ID), Estômago (E), Vesícula Biliar (VB), Bexiga (B) e Circulação e Sexo (CS). E os outros seis estão relacionados indiretamente com a aurícula através dos meridianos de ligação e vasos maravilhosos: Intestino Grosso (IG), Pulmão (P), Coração (C), Rim (R), Fígado (F) e Baço Pâncreas (BP). Quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, o local da área auricular sofre uma alteração pigmentar surgindo manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou secreções sebáceas. Estes são sinais característicos da existência de um desequilíbrio e, portanto, os pontos auriculares se tornam sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.

As reações normais e esperadas são: calor ( em 80% dos casos, bom sintoma); adormecimento (em percentagem menor, sinal de êxito no tratamento); dor (em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se forte, profunda, de dentro para fora, às vezes em pontada ou fisgada); dor na orelha oposta ao tratamento; contraturas (indicativo de afecções do sistema nervoso); movimentos peristálticos (quando usados pontos da área gastrointestinal); sensação de algo passando sobre a pele; sangria espontânea (em pontos com excesso de Qi quando estimulados pela agulha, apresentando alívio imediato para o paciente).

As reações anormais ou inesperadas para uma pequena parte de pacientes são sensações ou efeitos colaterais de tontura, palidez, hipotensão e sudorese. As modificações de sensibilidade são hiperestesia (indicativa de enfermidade aguda ou subaguda) ou hipoestesia (indicativa de enfermidade crônica).



Em vista do que foi mencionado deseja-se que muitas pessoas tenham o conhecimento sobre esse método de tratamento terapêutico da acupuntura que pode usar sementes de mostarda, esferas de ouro, prata, aço e cristal, como alternativa às agulhas !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




Acerca de mim

A minha foto
Funchal, Madeira, Portugal
Licenciada em Enfermagem. Curso Reflexologia Podal, Curso Reflexologia Podal Infantil,método Angeles Hinojosa, Curso Reflexologia Gravidez e Parto,método Maurício Kruchik. Formação em: Chairmassage, Matrix Energetics, TLE(Técnica Libertação Emocional), Integração Subconsciente, Moxabustão, Aromaterapia, Argilaterapia, Velas Hopi, Análise Personalidade, através dos Pés!, Renascimento, Reiki I,II. Su-jok. ANALISE PERSONALIDADE, KARMAS Pela NUMEROLOGIA MARQUE SUA CONSULTA ATRAVÉS 968173442 ivethbarajas@gmail.com

TÉCNICA LIBERTAÇÃO EMOCIONAL TLE OU EFT

Renascimento ( Re-Birthing)

REFLEXOLOGIA NA GRAVIDEZ E PARTO - Mauricio Moshe

Auto - Reflexologia - Sistema Hormonal -

Reflexologia na Praça Alegria

continuação...

Reflexologia na Praça da Alegria RTP1

Reflexologia na Praça da Alegria RTP 1

1ª Sessão Reflexologia Infantil para Pais - Relaxamento

2ª Sessão Workshop Reflexologia Infantil para Pais Sistema Imunitário

Curso Reflex. Infantil para Pais ao Domicílio

O SILÊNCIO

O SILÊNCIO AJUDA SEMPRE:

QUANDO OUVIMOS PALAVRAS INFELIZES
QUANDO ALGUÉM ESTÁ IRRITADO
QUANDO A MALEDICÊNCIA NOS PROCURA
QUANDO A OFENSA NOS GOLPEIA
QUANDO ALGUÉM SE ENCOLERIZA
QUANDO A CRITICA NOS FERE
QUANDO ESCUTAMOS A CALUNIA
QUANDO A IGNORÂNCIA NOS ACUSA

QUANDO O ORGULHO NOS HUMILHA
QUANDO A VAIDADE NOS PROVOCA

O SILÊNCIO É A GENTILEZA DO PERDÃO
QUE SE CALA E ESPERA O TEMPO



MEMEI - Do livro "Pai Nosso", Psicografia do médium Francisco C. Xavier