quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aula Aromaterapia

  Aromaterapia


Esta surgiu há mais de seis mil anos, alguns povos já conheciam o poder das substâncias aromáticas. Flores, folhas, raízes, cascas, resinas e sementes eram utilizadas para produzir medicamentos naturais. Assim nasceu a aromaterapia, medicina milenar que utiliza óleos essenciais 100% puros. Além de actuarem no bem-estar do corpo, da mente e da alma, os óleos essenciais contêm uma variedade enorme de componentes químicos que variam em cada espécie de planta, e também são conhecidos pelas suas grandes propriedades bactericidas e terapêuticas. Em geral, o método de extração é feito através de destilação a vapor d'água.
 COMO ACTUA ?

Os os óleos essenciais agem através do olfato,os nossos nervos olfativos assimilam o odor dos óleos essenciais, que em poucos segundos é levado por células especializadas ao sistema límbico (área cerebral onde se processam as informações do olfato e também responsável pelas emoções). O sistema límbico está intimamente ligado ao hipotálamo, região no centro do cérebro que coordena os estímulos que vão desencadear respostas em todo o corpo. Nessa região são produzidas as sensações de sede, fome, sexualidade, memória, entre outras. Ao utilizar os óleos essenciais, reativamos todos esses instintos mais primitivos do ser humano.

Cada óleo essencial divide-se em grupos químicos com diferentes propriedades. Assim, cada tipo exerce uma função. É essencial saber usar os óleos essenciais , estes funcionam como poderosos auxiliadores da saúde, mas não devem ser usados em excesso. É fundamental respeitar as doses indicadas, que podem ser aplicadas das seguintes formas: pelo olfato (difusor, spray de ambiente, inalação, vaporização) e através da pele (massagens, banhos, escalda-pés, compressas).

Os óleos essenciais são:

substâncias de origem vegetal, 100% puros, extraídos das partes aromáticas das plantas, carregando portanto sua energia vital.

altamente concentrados, voláteis e ricas em diversos componentes químicos,

são extraídos de diversas partes como: sementes, raízes, caules, flores, frutos, folhas e resinas,

possuem estruturas moleculares complexas, criando inúmeras possibilidades de substâncias químicas naturais que são fundamentais na ação terapêutica.

Os óleos essenciais possuem contraindicações! Não use-os puros sobre a pele. Procure sempre a orientação de um Aromaterapeuta especializado.




Os produtos aromáticos podem ser usados concomitantes a outros tratamentos, por exemplo com a REFLEXOLOGIA e não substitui o tratamento alopático.



Não confunda: essências e óleos essenciais! Essências são substâncias industrializadas com a finalidade de obter aroma agradável e menor custo, portanto não tem a energia vital, nem a riqueza de substâncias e propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Portanto o uso de essências não deve ser chamado Aromaterapia.

Os óleos vegetais mais usados em aromaterapia, e suas características:




Amêndoas doces (Prunus amygdalus var.dulcus): Extraído por prensagem a frio apresenta melhor qualidade, pois quando extraído através do uso de solventes diminui a quantidade de vitaminas e ácidos graxos. Emoliente, regenerador, nutritivo, rico em proteínas, ácido oleíco, não é absorvido tão rapidamente quanto o óleo vegetal de semente de uva, indicado para peles secas. No uso prolongado pessoas sensíveis podem apresentar reações alérgicas.

Semente de uva (Vitis vinifera): Extraído através por solventes químicos. Fino e de aroma suave, de fácil absorção pela pele, é mais usado em massagens. Rico em vitamina E e ácido linoleico. Possui propriedades antioxidantes, auxilia na regeneração e hidratação da pele.

Relaxantes: lavanda, pau-rosa, gerânio, tangerina, laranja e manjericão.


Tonificantes: menta, alecrim, pinho e junipero.

Reequilibrantes: murta, eucalipto, cardamomo, limão e cipreste.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




Acerca de mim

A minha foto
Funchal, Madeira, Portugal
Licenciada em Enfermagem. Curso Reflexologia Podal, Curso Reflexologia Podal Infantil,método Angeles Hinojosa, Curso Reflexologia Gravidez e Parto,método Maurício Kruchik. Formação em: Chairmassage, Matrix Energetics, TLE(Técnica Libertação Emocional), Integração Subconsciente, Moxabustão, Aromaterapia, Argilaterapia, Velas Hopi, Análise Personalidade, através dos Pés!, Renascimento, Reiki I,II. Su-jok. ANALISE PERSONALIDADE, KARMAS Pela NUMEROLOGIA MARQUE SUA CONSULTA ATRAVÉS 968173442 ivethbarajas@gmail.com

TÉCNICA LIBERTAÇÃO EMOCIONAL TLE OU EFT

Renascimento ( Re-Birthing)

REFLEXOLOGIA NA GRAVIDEZ E PARTO - Mauricio Moshe

Auto - Reflexologia - Sistema Hormonal -

Reflexologia na Praça Alegria

continuação...

Reflexologia na Praça da Alegria RTP1

Reflexologia na Praça da Alegria RTP 1

1ª Sessão Reflexologia Infantil para Pais - Relaxamento

2ª Sessão Workshop Reflexologia Infantil para Pais Sistema Imunitário

Curso Reflex. Infantil para Pais ao Domicílio

O SILÊNCIO

O SILÊNCIO AJUDA SEMPRE:

QUANDO OUVIMOS PALAVRAS INFELIZES
QUANDO ALGUÉM ESTÁ IRRITADO
QUANDO A MALEDICÊNCIA NOS PROCURA
QUANDO A OFENSA NOS GOLPEIA
QUANDO ALGUÉM SE ENCOLERIZA
QUANDO A CRITICA NOS FERE
QUANDO ESCUTAMOS A CALUNIA
QUANDO A IGNORÂNCIA NOS ACUSA

QUANDO O ORGULHO NOS HUMILHA
QUANDO A VAIDADE NOS PROVOCA

O SILÊNCIO É A GENTILEZA DO PERDÃO
QUE SE CALA E ESPERA O TEMPO



MEMEI - Do livro "Pai Nosso", Psicografia do médium Francisco C. Xavier